?

Log in

Comunidade para Fãs do Japão [entries|archive|friends|userinfo]
Comunidade para Fãs do Japão

[ userinfo | livejournal userinfo ]
[ archive | journal archive ]

um site cute [Jul. 24th, 2008|03:34 am]
Comunidade para Fãs do Japão

daemonia_sadi



http://shanalogic.com/

Link2 comments|Leave a comment

Museu do Oriente [May. 24th, 2008|12:07 am]
Comunidade para Fãs do Japão

kat_thirteen
[Tags|]
[Current Location |Caneças, Portugal]

Ficam aqui algumas fotos que tirei no Museu do Oriente... Para quem ainda não foi lá, poder conhecer um bocadinho mais.
É difícil tirar boas fotos, porque aquilo é muito escuro, e luz só existe mesmo nas vitrines... Mas pronto... em ponto pequeno, as fotos até se safam ^_____^
Bem... e para quem vai para lá a pensar que vai ver muita coisa japonesa, esqueça. Aquilo é interessante, mas do Japão não há muita coisa.

Link7 comments|Leave a comment

箸 Hashi [May. 11th, 2008|06:22 pm]
Comunidade para Fãs do Japão

lvthien
[Tags|]
[Current Location |Sesimbra, Portugal]




Os hashi, também chamado de pauzinhos (Chopsticks), são as varetas utilizadas como talheres em países do extremo oriente como a China, o Japão, o Vietname e a Coreia. Os hashi são usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico. O par de pauzinhos é manuseado com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos: anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurra-los directamente da tigela para a boca.

Há uma variante dos hashi japoneses denominada de saibashi (菜箸; o さいばし). Estes são uma versão dos hashi (箸) especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão. Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega. A maioria dos Saibashi são feitos de bambu,

A palavra em mandarim para os pauzinhos é 筷子 (kuàizi) e que significa "objectos de bambu para comer rapidamente". Sendo originários da China antiga e foram no entanto profusamente utilizados em todo o este asiático.

Como comer com Pauzinhos:



  1. Ponha um pauzinho entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.
  2. Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro pauzinho como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois paus estão alinhadas.
  3. Coloque o pauzinho de cima na direcção do de baixo. Com este movimento, pode "agarrar-se" na comida em grande quantidade .
  4. Com prática suficiente, os dois pauzinhos funcionam como uma pinça.

Link17 comments|Leave a comment

Museu do Oriente [May. 11th, 2008|01:56 pm]
Comunidade para Fãs do Japão

kat_thirteen
[Tags|]
[Current Location |Caneças, Portugal]

Abriu no passado dia 9 o Museu do Oriente em Lisboa.
"São sete pisos e uma área de 15.500 metros quadrados, onde convivem três espaços distintos de exposição. O museu promete uma programação vasta e variada."

Poderão encontrar várias actividades, relacionadas com a música, dança, teatro, cinema, oficinas, etc etc etc.

Gostava de poder lá ir hoje, mas não vai dar.
Alguém já lá foi? Está a pensar ir hoje?

 

MUSEU DO ORIENTE
Morada: Avenida Brasília - Doca de Alcântara ( Norte)
Lisboa
Tel. +351 21 358 52 44
e-mail: info@foriente.pt

Link8 comments|Leave a comment

Revista Online [May. 11th, 2008|01:47 pm]
Comunidade para Fãs do Japão

kat_thirteen
[Tags|, ]
[Current Location |Caneças, Portugal]

Não sei até que ponto este post será uma novidade para vocês. Eu já conheço a revista desde que saiu, mas nunca me deu para divulgar aqui. Hoje estava a ler a 8ª edição, e decidi partilhar.

Waribashi.
Uma revista sobre o Japão no geral. 
Sai todos os meses, mas por enquanto é só online.

Link2 comments|Leave a comment

Japão no Porto [May. 9th, 2008|05:48 pm]
Comunidade para Fãs do Japão

lvthien


Aviso que durante todo o mês de Maio a câmara Municipal do Porto vai organizar um grande evento comemorativo pelos 30 anos de amizade com o Japão!

Espreitem:

http://www.cm-porto.pt/users/0/58/programajapaonoporto_293a3354757545d1920afdd17d64b59d.pdf

Vai haver cursos de sushi, animés sempre a passar, mangas com descontos, artesanato japonês e muito muito maisss!!
Link7 comments|Leave a comment

Onigiri [Apr. 24th, 2008|11:15 pm]
Comunidade para Fãs do Japão

lvthien

Já devem de ter ouvido falar daquelas bolinhas de arroz que se vêm muito serem “devoradas” nos animés pelas vossas personagens favoritas.

O seu nome original é Onigiri e é uma comida muito comum no Japão, também conhecido como Omusubi e Nigirimeshi. Normalmente são muito incluídas nas “Bento Box”.


A palavra Onigiri significa literalmente “Segurar (algo) com as mãos”.

O Onigiri é feito com uma tigela quente de arroz acabado de ser fervido, pega-se com as mãos e pressiona-se até formar um molde, podendo ser triangular ou oval. Ao moldar verifica-se sempre se o onigiri fica suave por dentro e firme por fora. Normalmente é recheado no centro com salmão frito (sake), ovas de peixe, ameixa em conserva (Umeboshi) ou qualquer outro ingrediente salgado ou azedo, e envolvido por uma folha de Nori (espécie de alga marinha em tom esverdeado ou avermelhado).


Os japoneses comem Onigiri com muita frequência, mas principalmente quando as pétalas das flores caiem na Primavera ou quando há eventos desportivos no Outono, para se ter um agradável almoço com a vista da época, pois o Onigiri come-se mesmo quando está frio pois o recheio é muito salgado o que evita que o arroz se estrague.

Pode-se encontrar Onigiri em lugares que vão desde lojas de conveniência, supermercados, feiras livres, casas de sushi ou até mesmo estabelecimentos especializados em onigiri chamados onigiri-ya.

História

Escrituras do o século XV, contam que muitos samurais guardavam bolinhas de arroz em bambus, e usavam como refeição durante as batalhas, por ser leve e de fácil transporte. Mas as origens do onigiri são muito remotas. Antes dos pauzinhos (Hashi) tornarem-se difundidos no Período Nara o arroz foi frequentemente rolado em pequenas bolinhas para que pudesse ser servido facilmente

Do Período Kamakura ao Período Edo, o onigiri foi usado como refeição rápida. Isso fez com que os cozinheiros apenas pensassem em como fazer uma grande quantidade de onigiris sem pensar em como servir. Este onigiri era simplesmente uma esfera de arroz temperado com sal. O nori não tornou-se popular até o Período Meiji quando o cultivo do nori e a fabricação de folhas a partir dele tornou-se extensamente difundido no Japão.

Acreditou-se que o onigiri não poderia ser produzido com uma máquina porque a técnica de rolar o arroz era demasiado difícil para ser executada por uma máquina. Nos anos 80, foi construída uma máquina que fazia onigiri em forma de triângulo.

Receitas

--> Onigiri

--> Onigiri : how to make

--> Onigiri shape


Link3 comments|Leave a comment

Bento Box [Apr. 20th, 2008|01:35 am]
Comunidade para Fãs do Japão

daemonia_sadi

Como prometido, aqui vai um texto sobre a origem e desenvolvimento da Bento Box :D espero que gostem de ler ;) 



A Bento Box é usada para transportar uma porção de comida muito comum na cozinha Japonesa. A tradicional Bento consiste em transportar alimentos como arroz, peixe ou carne e vegetais como segundo “prato”. Existem várias feitas à mão, principalmente feitas de madeira de bambu, mas nesta era moderna encontramos a Bento de plástico em todas as lojas e mercados no Japão (inclusive em outros países como em Portugal mas em quantidade muitíssimo menor), estações de comboio etc. É muito comum que os Japoneses disponham algum tempo considerável e energia a produzir uma Bento apelativa. Podem ser bastante elaboradas e até existem concursos para as Bento mais produzidas esteticamente com os alimentos que transportam. A comida é decorada para parecerem pessoas, animais, itens, etc. Este estilo de Bento elaborada e decorada é chamada de Kyaraben.
A BentoBox é neste momento uma moda no Japão, desde crianças, a jovens e até empresários levam a sua BentoBox para o trabalho. São usadas em festas privadas e até em lojas ‘take-away’. Existem com várias formas, cores, padrões, desenhos cómicos ou não. A verdade é que a BentoBox é uma luta contra a má comida, pois é produzida em casa e com valores nutritivos suficientes para o dia-a-dia. Quanto à sua ergonomia não deixa de ser uma pequena caixa (como por exemplo a tupperware), sem aquecimento, que não facilita a tarefa dos ocidentais de se alimentarem tanto como os orientais, que estão habituados a comer comida fria.
Nasceu entre 1185 e 1333, no período de Kamakura no Japão, quando o arroz seco chamado ‘Hoshii-ii’ foi desenvolvido, chamado também de refeição seca. O hoshii consistia em arroz integral ou arroz branco cozido ou no vapor e posto ao sol para secar. Após este processo, o arroz transformava-se num alimento não perecível, de fácil transporte em folhas de Bambu. Na hora das refeições, bastava mergulhar este arroz seco num pouco de água que ele amolecia e estava pronto para ser consumido.
Apesar de já ser um ‘produto' a Bento Box só foi baptizada com este nome no século 16, pelo comandante militar e samurai Odo Nobunaga (1558-1632) que alimentou um grande número de pessoas que habitavam o seu castelo oferecendo simples refeições a cada indivíduo. A palavra Bento Box foi criada para descrever “pequena e conveniente refeição”.
Entre 1568 a 1600 foram produzidas as Bento em caixas de Bambu utilizadas nas casas de chá, entre senhores feudais e as famílias poderosas desta época que a levavam para se alimentarem durante a apreciação das flores de cerejeira (hanami), ou das folhas das árvores no Outono (momiji). Esta Bento era disposta num riquíssimo conjunto de peças que incluíam o jubako (conjunto de caixas de lacadas), ozen (tabuleiro com pernas que servia como mesinhas individuais), obon (bandejas), owan (tigelas) e porta hashi (par de palitos).
No período de Meiji (1868 a 1912) a primeira ‘ekibento’ou ‘ekibu’ foi vendida. Consistia numa Bento já preparada e vendida nas estações de comboio. Os viajantes sentados nos seus lugares compravam ao vendedor que trazia às costas as refeições do lado de fora do comboio. Acredita-se que a data exacta da venda foi em 16 de Julho na estação de comboios ‘Utsumoniya’.
É importante referir também que nesta altura o produto já era adoptado por estudantes e professores já que as escolas não forneciam almoço.
Entre 1912 e 1926 nasceu a Bento Box feita de alumínio e tornou-se um recipiente de luxo pela sua aparência parecida com a prata e de fácil lavagem (ao contrário da madeira).
A BentoBox entrou em declínio na segunda Guerra Mundial mas conseguiu o seu sucesso em 1980 com a ajuda do microondas. Foram substituídas por recipientes em poliestireno (plástico) em vez de metal e madeira tornando-se mais baratas e mais fáceis de encontrar.
São agora, mais uma vez utilizadas em todos os lugares do Japão, como foi dito anteriormente. 
Link8 comments|Leave a comment

Géneros, Público- Alvo, Animes preferidos [Apr. 16th, 2008|11:38 am]
Comunidade para Fãs do Japão
significados
[Current Mood |amusedamused]

GÉNEROS:

Acção/Aventura - focado principalmente em batalhas, competições, viagens, artes marciais, etc. Exemplo: One Piece e Naruto;

Drama - focado no desenvolvimento das personagens, temas emocionais e relações amorosas. Exemplo: Nana;

Baseado num jogo/desporto - explora algum jogo de cartas ou de tabuleiro ou algum desporto. Exemplo: Major;

Terror - focado em temas sobrenaturais ou mais pesados. Exemplo: Chrono Crusade;

Ficcção Cientifíca - contém elementos futurísticos, que envolvem ciência e tecnologia. Exemplo: Ghost in the shell;

Fantasia - focado num mundo imaginário com um argumento intricado. Exemplo: Fate Stay Night;

Comédia - envolve personagens ou situações caricatas, muitas vezes com uma  grande dose de sarcasmo. Exemplo: Lovely Complex, Doujin Work;

Erótica: pode ser ecchi ( mais suave, com piadas sobre sexo) ou hentai (versão para adultos, pornografia). Exemplos:
Kenko Zenrakei Suieibu Umisho e Bible Black;

Mecha: normalmente focado em lutas de robots. Exemplo: Mobite Suite Gundam;

Romance:  focado na relação de dois personagens principais. Exemplo: Bokura Ga Ito;

Qual é o vosso género favorito? E o que gostam menos?

Eu prefiro acção/aventura, drama e comédia e geralmente não gosto de mecha e raramente me agrada a ficcção cientifíca.


PÚBLICO - ALVO

Shojo -  raparigas. Exemplo: Fruit Baskets;

Shonen - rapazes novos. Exemplo: Dragon Ball Z;

Seinen - rapazes adolescentes ou jovens adultos so sexo masculino. Exemplo: Cowboy Bebop;

Josei - jovens adultos do sexo feminino. Exemplo: Honey and Clover;

Kodomo - crianças. Exemplo: Hellow Kitty.


E agora a pergunta final: quais são os vossos três animés preferidos?

Aqui ficam os meus:
1 - FullMetal Alchemist
2 - Death Note
3- Nana
Link15 comments|Leave a comment

Programação Abril 2008 [Apr. 14th, 2008|10:53 pm]
Comunidade para Fãs do Japão

kat_thirteen
[Tags|]
[Current Location |Caneças, Portugal]


Azumi 2, Amor ou Morte - sexta-feira, 18 Abril - 7:40
Sinopse: Uma jovem assassina tem a missão de matar os senhores da guerra, que ameaçam destruir o Japão no século XIX. Ano: 2005.
Realizador: Shusuke Kaneko
Actor(es): Aya Ueto,Yuma Ishigaki,Chiaki Kuriyama,Shun Oguri 


Inside Luxury Travel- The Finest: Tokyo 1 - domingo, 20 Abril - 16:00
Sinopse: Neste episódio Varun visita os hotéis de luxo no Japão: 1) Grand Hyatt; 2) Chinzanso; 3) The Peninsula; 4) Mandarin Oriental; 5) Seiyo Ginza.


Um Gourmet Pelo Mundo: Japão, Em Busca Do Autêntico Sushi - domingo, 27 Abril - 20:00
Sinopse: Em busca da iguaria típica japonesa, o chef Doug Duda viaja até ao famoso mercado de peixe Tsukiji, em Tóquio, pois nada supera o petisco tradicional, servido no país de origem. Assim, fica a conhecer o modo de preparação, as razões pelas quais o prato se revela primeiro adocicado e, de seguida, um pouco amargo, e a estudada apresentação. No meio da frenética cidade de Tóquio, a variedade de sabores revela-se uma tentação.


Inside Luxury Travel-Varun Sharma: Tokyo 1 - quinta-feira, 24 Abril - 9:30
Sinopse: Neste episódio: Varun fica alojado no Mandarin Oriental Hotel, na capital do Japão. Depois de uma volta pelas acomodações, assiste a um fascinante momento de cozinha com o chef Jeff Ramsey. Com o seu amigo Lloyd Nakano fazem uma visita de luxo por Tóquio que inclui a cerimónia tradicional do chá, golfe e sessão de karaoke a bordo de um barco.

Inside Luxury Travel- The Finest: Tokyo 2 - domingo, 27 Abril - 16:00
Sinopse: Neste episódio Varun visita os hotéis de luxo no Japão: 1) The Conrad; 2) Four Seasons, Marunouchi; 3) Hotel Hilton; 4) Ritz-Carlton.

LinkLeave a comment

navigation
[ viewing | 10 entries back ]
[ go | earlier/later ]